Expo Favela Innovation Rio 2025: Favela conectada é favela potente
- Clara Bagrichevsky Autran
- 31 de out.
- 2 min de leitura
Casa Favela participa da Expo Favela Innovation Rio 2025 e reforça o poder das conexões, da visibilidade e do protagonismo das favelas cariocas
O Instituto Casa Favela marcou presença na Expo Favela Innovation Rio 2025, evento que reuniu dezenas de empreendedores, artistas e instituições sociais do Rio de Janeiro em uma grande celebração do talento e da potência das favelas. Ao longo dos dois dias de evento, o espaço se transformou em um ponto de encontro para quem acredita no poder da conexão e do impacto social.

Para Rennan Leta, fundador do Instituto Casa Favela, estar em um evento como a Expo Favela representa uma conquista importante, sobretudo, pelo reconhecimento. Rennan destaca ainda a importância da visibilidade e as oportunidades de fazer conexões.
“Aqui a gente está vendo projetos e instituições de todo canto da cidade — alguns que eu já conhecia, mas a maioria não. Conhecer iniciativas parecidas com a nossa abre novas ideias e permite agregar forças para fazer algo maior”, afirma.
O Instituto Casa Favela foi uma das 50 instituições selecionadas entre as 5.000 iniciativas que se cadastraram para estar no evento. Além de ter sido selecionada entre as 50 instituições, o Casa Favela deu um passo ainda mais importante: esteve entre as 15 iniciativas escolhidas para apresentar o pitch que decidiu os 5 projetos que foram para a Expo Favela Innovation Brasil. A conquista simboliza o reconhecimento de um trabalho que, há anos, transforma realidades de crianças, jovens e adolescentes na comunidade da Mata Machado e em tantas outras localidades do estado do Rio de Janeiro.
“Foi uma grata surpresa ver que a gente foi selecionado. O reconhecimento de pessoas que nunca tinham ouvido falar do Casa Favela mostra o quanto o nosso trabalho é potente. Só estar na feira já é uma vitória enorme. Estar entre os 15 é maior ainda”, celebra Rennan Leta.
Em uma comunidade de pouco mais de 10 mil moradores, o Instituto Casa Favela aproveitou o evento para ampliar sua rede de contatos e divulgar seus projetos para um público que ultrapassou o número de habitantes da própria região.
“Em dois dias de evento, alcançamos mais de 10 mil pessoas — mais do que o total de moradores da nossa comunidade. Isso mostra o tamanho da visibilidade e o quanto é importante mostrar o nosso impacto”, completa o fundador do Instituto.

O sentimento de conquista também foi compartilhado por outros integrantes do projeto. Para Sofio, arte-educador do Casa Favela, o resultado é fruto de muito trabalho.
“É incrível o Casa Favela ocupar esse lugar, assim como diversas outras iniciativas que estão aqui, porque demonstra como estar em um lugar de grande articulação e grande visibilidade é o resultado de muito trabalho, muita dedicação, muito esforço, muito estudo. Daqui pra frente é só melhorar e alcançar diversos outros espaços e alçar novos voos”, destacou Sofio.
A presença da Casa Favela na Expo Favela Innovation Rio 2025 reforça seu compromisso com o fortalecimento das comunidades, a geração de oportunidades e o diálogo entre periferia e centro. O Instituto segue ampliando horizontes e provando que, quando a favela se conecta, todo o Rio cresce junto.




Comentários