Casa Favela e MXM Sistemas levam crianças para concerto especial da Orquestra Sinfônica Brasileira
- Clara Bagrichevsky Autran
- há 23 horas
- 2 min de leitura
No último domingo (28/09), a Casa Favela em parceria com a MXM Sistemas levou crianças para assistirem a um concerto especial da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). A apresentação foi realizada no Teatro Municipal Carlos Gomes, localizado no Centro do Rio.
Para a maior parte das crianças essa foi a primeira oportunidade de ter contato com a música clássica e de conhecer de perto os instrumentos da orquestra.
Enzo, de 9 anos, resumiu a emoção do momento:
Eu só tinha visto um concerto na televisão, achei muito legal. Bem diferente. O instrumento que mais gostei foi a harpa.
Segundo Rennan Leta, presidente da ONG:
Experiências como essa marcam a vida de quem raramente tem acesso a esses espaços. Cada passeio se transforma em aprendizado.
Orquestra Sinfônica Brasileira: da sua fundação à democratização do acesso à cultura
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira desenvolve um amplo projeto de educação musical e democratização do acesso à cultura. Para Ana Flávia Cabral Souza Leite, vice-presidente da Fundação OSB, a iniciativa tem como objetivo aproximar a juventude da música clássica.
As apresentações unem dinâmicas interativas e obras pensadas para revelar a magia dos instrumentos, ampliando horizontes e inspirando futuros talentos.” declara.
A Casa Favela e a garantia do acesso à arte e à cultura
A Casa Favela assume o compromisso na educação e no desenvolvimento pleno de todos aqueles que adentram nossa instituição, que fica localizada na comunidade do Mata Machado, no Alto da Boa Vista.
E é por meio do projeto intitulado “Rolé Cultural” que dezenas de crianças, jovens e adolescentes têm acesso à cidade e a equipamentos culturais e turísticos.
Desde o início do projeto já foram realizadas visitas ao Cristo Redentor, AquaRio, BioParque, teatros, museus, circos, exposições, competições de e-sports, entre outros.
Além dos passeios culturais fora da comunidade, os participantes também frequentam o laboratório de tecnologia da Casa Favela. O espaço oferece computadores e internet para estudo, trabalho e lazer, promovendo inclusão digital, desenvolvimento tecnológico e ampliando horizontes.
Nossa ação saiu na mídia!
Comentários