Casa Favela e For_Code formam jovens e adolescentes em curso de Pacote Office Intermediário
- Emily Assunção
- 4 de set.
- 2 min de leitura
No último sábado (30/08), jovens e adolescentes da Casa Favela finalizaram mais uma etapa de capacitação: a conclusão do curso de Pacote Office. A formação foi ministrada por alunos e representantes da For_Code, Liga de engenharia e computação da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso, realizado sempre aos sábados, teve duração de 5 semanas e contou com aulas práticas sobre as ferramentas digitais essenciais da Microsoft.
Dentro do cronograma estabelecido, as alunas e os alunos puderam ter aulas que foram do nível básico ao intermediário em programas como Word, PowerPoint e Excel. Agora, uma parte dos alunos que não tinham sequer acesso mínimo ao computador serão capazes de criar planilhas e gráficos, redigir e formatar textos e até mesmo organizar e elaborar apresentações em projetos acadêmicos, profissionais e pessoais.
“Sabíamos que alguns alunos ainda não tinham tido muito contato com computadores, por isso tivemos todo o cuidado de adotar uma comunicação simples e acessível, garantindo que ninguém se sentisse perdido e que todos conseguissem acompanhar as aulas”, Bianca Carvalho, presidente da For_Code.
“Acredito que conseguimos atender às expectativas, pois realizamos um excelente trabalho. O empenho e a dedicação dos alunos da Casa Favela motivaram ainda mais nossos ministrantes a oferecer uma capacitação de qualidade”, conclui.

A Casa Favela como espaço de formação e capacitação
Dentre os eixos de atuação da Casa Favela, o acesso à tecnologia é primordial, pois além da educação midiática, a capacitação é também uma preparação para o mercado de trabalho, visto que, o domínio das ferramentas trabalhadas no curso de Pacote Office é um pré-requisito em muitas oportunidades de emprego e a instituição reconhece o peso dessa formação.
“O curso de pacote Office foi muito bom, aprendemos desde o básico, como usar, de forma profunda, o Word e PowerPoint, até alguns códigos para planilhas do Excel. Acredito que o curso é essencial para todos os jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho ou estão cursando universidade”, afirmou Miguel Lana, 20 anos.
O fundador da Casa Favela, Rennan Leta, afirma que, desde que a instituição abriu, a maior ocupação sempre foi para uso dos computadores e que sempre houve a preocupação em trazer algo para além do lazer, mas com foco em crescimento pessoal e profissional.
“Ver que essa construção resultou em uma parceria com a For_code, que tem o peso de ser da UFRJ, me dá muito orgulho. Não é apenas um curso. É a confirmação da possibilidade de novos trajetos por parte desses jovens”, declara.
A Casa Favela assume o compromisso com a capacitação e profissionalização de jovens e adolescentes e, portanto, já registrou mais de 970 presenças em cursos, treinamentos ou palestras profissionalizantes. Além disso, mais de 160 alunas e alunos já foram contemplados com bolsas de estudo através de mobilização da Casa Favela em parceria com a Universidade Cândido Mendes (UCAM).




Comentários