Colônia de Férias fortalece vínculos e amplia repertórios no Casa Favela
- Clara Bagrichevsky Autran
- há 29 minutos
- 2 min de leitura
O Casa Favela realizou, durante o período de férias escolares, mais uma edição do Férias na Favela, sua tradicional Colônia de Férias que reuniu crianças do território em uma programação que integrou lazer, aprendizado e convivência.

Ao longo dos quatro dias de realização a quadra da comunidade Mata Machado e os espaços da instituição foram ocupados por jogos de queimado, oficinas de dança, brincadeiras coletivas e momentos de lanche compartilhado. Mais do que atividades recreativas, a proposta foi garantir um ambiente seguro e acolhedor, onde brincar também se torna ferramenta de formação.
Ancestralidade e educação ambiental como caminho de pertencimento
Na área de Educação Ambiental, a professora Claice Silva desenvolveu uma atividade conectada ao trabalho que realiza ao longo do ano, com foco em ancestralidade e perspectivas ambientais afrorreferenciadas.
“Selecionei a atividade a partir do que já venho trabalhando com as crianças, apresentando novas narrativas e perspectivas ambientais afrorreferenciadas. Escolhi falar sobre a Cotton Tree, de Serra Leoa, uma árvore que simboliza liberdade e resistência”, explica.
Durante a atividade,as crianças conheceram a história da árvore, localizaram o país africano no mapa e plantaram sementes de algodão que futuramente serão replantadas no território. A proposta amplia referências culturais e fortalece a conexão com memória, identidade e pertencimento.
Para a coordenadora pedagógica Juliana Leta, a colônia é uma extensão natural do projeto educativo da instituição.
“A colônia de férias é uma extensão do trabalho pedagógico do Casa Favela. É um espaço onde brincar, aprender e conviver caminham juntos. Experiências como essas ampliam repertórios e criam condições para que as crianças se sintam seguras e livres para descobrir, criar e ser quem são.”
Casa Favela: educar, cuidar e transformar
A Colônia de Férias reafirma o compromisso do Casa Favela com o desenvolvimento integral das crianças da Mata Machado. Ao unir brincadeira, afeto e formação a iniciativa fortalece vínculos comunitários e amplia horizontes dentro do território.

