Área psicológica
- Favela em Desenvolvimento
- 12 de jul.
- 2 min de leitura
Atendimento psicológico individual e atividades em grupo com as crianças, adolescentes, voluntários e funcionários. Realização dos projetos VOZ E VEZ e RODA FAVELA.
VOZ E VEZ
O Voz e Vez é um projeto pensado visando o acesso à informação para crianças e adolescentes sobre seus direitos. Atualmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei Federal Nº 8.069 - é a principal legislação brasileira que trata dos direitos de crianças e adolescentes e, por isso, é utilizado como guia para fundamentar as atividades propostas pelo projeto. Inclusive, em seu Art. 71, o referido Estatuto considera o acesso à informação como um direito da população supracitada.
Através de atividades como rodas de conversa e intervenções lúdicas, a condução do Voz e Vez se faz articulando a Lei junto ao cotidiano, com caráter reflexivo. O projeto visa contemplar como público-alvo crianças e adolescentes assistidos pela Casa Favela, mas entende que a informação ali divulgada é capaz de ser transmitida para além dos muros da instituição.
Cabe relacionar o Voz e Vez com as metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030, elaborada pela ONU. Ao favorecer ao acesso à informação e a proteção, através da exposição e debate sobre os direitos de crianças e adolescentes, o Voz e Vez conversa, por exemplo, com a Meta 16.10 - vinculada ao ODS 16. Mais ainda, entendendo que o ECA se trata de uma legislação que objetiva a proteção integral de crianças e adolescentes, o Voz e Vez caminha por temas que são articulados a outros ODS também, como a Erradicação da Pobreza (ODS 1), Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4) e Redução das desigualdades (ODS 10).
As atividades são organizadas e conduzidas por profissionais da Psicologia, que entendem a urgência de uma prática que promova a dignidade, a liberdade, equidade e liberdade do ser humano. Nesse caminho, propõe-se que sejam abordados e debatidos temas como saúde, educação, qualidade de vida, profissionalização, cultura, lazer, entre outros. Desta forma, torna-se possível pensar no empoderamento e no protagonismo infantojuvenil e, por que não, na diminuição da violação de direitos que diariamente acomete crianças e adolescentes, especialmente aquelas e aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.
RODA FAVELA
O Roda Favela é um projeto direcionado aos voluntários da Casa Favela, que tem como proposta a criação de um espaço contínuo de reflexão, escuta e debate entre os participantes. Através de rodas de conversa realizadas mensalmente, o projeto busca aprofundar temas relevantes à prática voluntária e à vivência comunitária, estruturando-se a partir dos seguintes eixos:
• Fortalecimento de vínculos entre os voluntários e com a própria comunidade;
• Incentivo à autonomia dos sujeitos e à livre troca de ideias;
• Desenvolvimento de ações coletivas que promovam o acolhimento, o cuidado e o compromisso com o território;
• Promoção de espaços de reflexão sobre as situações vivenciadas na comunidade, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
O projeto está fundamentado no compromisso ético com os direitos humanos, na escuta ativa e na construção de redes de apoio mútuo entre voluntários e moradores da comunidade atendida.
O grupo é conduzido por profissionais de psicologia, apontando para a importância da promoção do diálogo, do reconhecimento do protagonismo de cada indivíduo e da construção coletiva de caminhos mais justos, solidários e humanizados.
Comments